Síntese da reportagem: Os benefícios das novas tecnologias na educação.

Sabendo que as tecnologias estão inclusas na sociedade com o intuito, em sua maioria das vezes, de auxiliar/facilitar o acesso ou o caminho para determinada coisa, resolvi iniciar as minhas pesquisas sobre os "benefícios" desse ambiente tecnológico na educação.

Logo me deparei com uma reportagem interessante: "Os benefícios das novas tecnologias na educação". Ela apresenta as diretrizes das tecnologias nas escolas, deixando claro que elas não substituem o papel do professor em hipótese alguma. É importante que o docente saiba utilizar e aproveitar do que essas tecnologias oferecem, pois, conseguindo isso, os alunos são mais facilmente atraídos pelos assuntos, consequentemente tornando as aulas mais dinâmicas.

Irei destacar um trecho que me chamou a atenção porque retrata exatamente o que discuti acima: "Um aparelho de última geração não garante o aprendizado do estudante, o que torna essencial a figura do professor (a) nesse processo. Quando o equilíbrio é encontrado, o uso de equipamentos, softwares e mídias contribuem para o desenvolvimento cognitivo dos alunos e auxiliam os professores a despertar a curiosidade dos estudantes."

Notícia compartilhada por Gabriele Silva do E+B Educação: "Os benefícios das novas tecnologias na educação"

Comentários

  1. Concordo plenamente com essa ideia. Tem muita gente que acha que é só colocar uma criança na frente do computador e ela vai poder aprender tudo. Existem pessoas que necessitam de contato humano próximo para aprender e, é claro, precisam de orientação para pesquisar.

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  2. É necessária a mediação dos educadores, inclusive que com o acesso às tecnologias. São profissionais que buscam conhecimentos necessários para orientar os educandos através dos múltiplos caminhos que os leva ao conhecimento. Informações sem reflexões críticas são apenas acúmulo de dados que não modificam a realidade.

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  3. A utilização do recurso tecnológico é uma possibilidade de trabalho que o professor pode torna-se mediador do processo de aprendizagem dos alunos ,não pode torna-se objeto único de utilização assim como realizou o livro didático,mas cria possibilidades de trabalho e amplia o olhar do professor sobre o avanço tecnológico.


    blog em construção : http://cms.vanessasantos0.webnode.com/

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  4. A tecnologia estar para nos ajudar, nós como professores em formação ainda estamos escasso de tecnologia em nossa formação, por isso, ainda estamos com um pensamento restrito ao uso de tecnologias em sala de aula. Usar um computador e um projeto, isso não é ser tecnológico, ou usar de forma "verdadeiras" os recursos que a tecnologia oferece no processo ensino-aprendizagem. Porém, devemos buscar incansavelmente, fora da sala de aula por conhecimento, sim, conhecer mais os recursos existentes que estão ai para nos auxiliar em sala de aula. Só assim, neste universo tecnológico, nessa era da tecnologia iremos verdadeiramente unir a tecnologia a nossa área de conhecimento. Devemos ir além da academia (ainda defasada), ir além da grade obrigatória. Que possamos ter sede de conhecimento e curiosidade para proporcionarmos aulas mais interativas e interdisciplinares.

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  5. Que debate interessante. Penso que os espírito seja esse mesmo: nós como educadores devemos pensar a Educação de maneira ampla, isso envolve concebê-la dentro da dimensão cultura. Para isso precisamos compreender que momento histórico vivemos, quais as correlações de poder, o que ou quem determina o mercado, etc. Para tanto compreender a tecnologia, o que ela significa, qual o seu potencial ajuda a pensar uma ação não neutra, não ingênua, como vocês bem estão colocando. Toda a inovação e valor educativo vai depender é claro de professores engajados, bem formados e suas comunidades educativas. Abraços

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